Conselho de Ética julga processos contra três petistas
Conselho de Ética da Câmara vai julgar representações contra três petistas
O Conselho de Ética da Câmara discute nesta terça-feira (11) o processo por quebra de decoro parlamentar contra os deputados Afonso Florence, Rui Costa e Nelson Pellegrino, todos do PT da Bahia. Eles são acusados de integrar o esquema de desvios de verbas através da ONG Instituto Brasil, que teria surrupiado R$ 50 milhões de programas sociais no estado desde 2004. A presidente da organização, Dalva Sele, disse em reportagem da revista Veja que a entidade foi criada por petistas do estado com o objetivo de financiar o caixa eleitoral do partido. Os processos foram motivados por representações apresentadas por PSDB e DEM.
O Conselho deve instaurar os processos e sorteio da lista tríplice para a escolha dos relatores das representações contra Florense, Costa e Pellegrino.
Prato cheio
O Conselho de Ética da Câmara também vai votar o parecer preliminar do deputado Paulo Freire (PR-SP), relator do processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ). Bethlem é acusado de receber dinheiro para beneficiar a organização não governamental Casa Espírita Tesloo, entre 2010 e 2012. Na denúncia apresentada pelo PSOL, o partido ainda afirma que o parlamentar não declarou à Justiça Eleitoral uma conta bancária na Suíça e revela o conteúdo de gravações em que Bethlem declara receber R$ 100 mil por mês, em função de convênios da prefeitura com uma organização não governamental que realizava o cadastro de famílias em programas sociais.