Hora do adeus, Ford confirma aposentadoria do Fusion no Brasil
O sedã grande é mais um que não resiste a onda de SUVs e a alta do dólar
Atualmente no Brasil, existe — existia — apenas quatro sedãs grandes sem considerar os de luxo: Honda Accord, Toyota Camry, Volkswagen Passat e Ford Fusion. Mas a categoria acaba de perder um forte concorrente, a Ford confirmou a aposentadoria do Fusion por aqui.
Quem acessou o site de compras da marca (que, inclusive, possibilita adquirir um modelo zero quilômetro da americana sem sair de casa) neste fim de semana, percebeu que um veículo não constava mais, o Fusion.
A marca já ensaiava o fim precoce do sedã grande há algum tempo. Mas as consequências da pandemia global do novo coronavírus, a alta significativa do dólar e a, já baixas vendas da categoria, acelerou o processo de aposentadoria do modelo.
Em 2019, a categoria representou apenas 0,39% de todo o mercado — um fato interessante é que foi a mesma representatividade dos extintos hatches médios. No primeiro trimestre deste ano, o segmento despencou ainda mais e computou míseros 0,03% de participação. Indicando que a categoria pode ter o mesmo triste fim dos hatches médios, a extinção.
O Fusion
O sedã grande surgiu em 2005 para substituir o Mondeo — atualmente na Europa, ele leva o nome do antigo modelo. Por aqui, deu as caras no ano seguinte e logo chamou a atenção pelo visual imponente, lista de equipamentos generosa e o forte motor 2.3 de 162 cavalos.
Com a reestilização da primeira geração em 2010, a marca trouxe o potente V6 e seus 243 cavalos. Mas a grande novidade foi uma versão até então inédita. Há 10 anos, o Fusion foi o primeiro veículo híbrido a ser comercializado oficialmente no Brasil.
A segunda geração, apresentada em 2010, trouxe a nova identidade visual da marca, com linhas mais elegantes. Ela manteve a versão híbrida e aposentou o motor V6, com as opções topo de linha sendo equipadas com o novíssimo 2.0 EcoBoost de 248 cavalos. Ela recebeu uma pequena alteração em 2016 para a linha 2017.
A última grande novidade do modelo foi apresentada no ano passado. A marca resolveu aposentar as versões com motor aspirado, deixando apenas três opções para o sedã, duas com o 2.0 turbo e a híbrida. Há época, o modelo custava entre R$ 149.990 e R$ 182.990.
Substituto?
A Ford ainda não confirma quais são os planos para o futuro e sobre um possível substituto para o Fusion. O certo é que a montadora está, cada vez mais, apostando nos SUVs. A principal possibilidade da marca é apresentar um utilitário de porte médio que possa fazer frente ao principais concorrentes da categoria.
Opções não faltam. A marca já confirmou a vinda — agora em suspense por causa de toda a situação global causada pelo coronavírus — do Territory. Mas rumores apontam que ela pode trazer o Kuga, ou Escape (mesmo carro, nomes diferentes na Europa e Estados Unidos) em uma versão híbrida, essa para suprir a lacuna deixada pelo Fusion Hybrid.