Câmara

Em pauta na CCJ, deputados saem em defesa da ‘PEC da Vida’

Parlamentares de oposição afirmam que a proposta representa um compromisso com a dignidade humana e a proteção da vida

acessibilidade:
Proposta está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. (Foto: Pixabay).

Deputados federais de oposição ao governo Lula (PT) expressaram apoio e entusiasmo pela possibilidade de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia restrições ao aborto no Brasil seja votada nesta terça-feira (12).

O texto está pautado nesta terça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) destacou a importância da medida, afirmando que ela representa um compromisso com a dignidade humana e a proteção dos mais vulneráveis.

“Cada ser humano, desde o momento da concepção, tem o direitos de viver e de ser protegido. Temos o dever de dar voz aos inocentes e lutar pela proteção de todas as vidas, desde o primeiro instante de sua existência”, aponta a parlamentar.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) ressaltou a importância da sociedade se posicionar a favor da proposta.

“Estamos diante de uma oportunidade ímpar para garantir a dignidade de todas as vidas, desde o início. É uma questão de princípios. A vida precisa ser protegida e respeitada desde a sua concepção, e esta PEC é uma resposta àqueles que querem defender o indefensável. Essa votação é um momento decisivo”, ponderou.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) enfatiza o impacto positivo da proposta para as futuras gerações.

“Estamos lutando para garantir um futuro em que a vida seja sempre respeitada. Ao reconhecermos a vida desde a concepção, estamos protegendo nossos filhos e netos, estabelecendo um valor essencial para a nossa sociedade. Essa PEC é um marco, e esperamos que os parlamentares entendam a sua importância”, declarou Nogueira.

Já o deputado Sanderson (PL-RS) pontuou que a aprovação da proposta é um reflexo da vontade de milhões de brasileiros que defendem a vida.

“A PEC que reconhece a vida desde a concepção não é apenas uma proposta; ela é o reflexo do que o Brasil quer e acredita. Precisamos avançar na proteção da vida e garantir que o Estado esteja ao lado dos mais indefesos. Votar essa PEC hoje na CCJ é um compromisso com o futuro do Brasil”, destacou o parlamentar gaúcho.

Tramitação

A PEC recebeu parecer favorável da relatora, deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), vice-presidente da CCJ e coordenadora da Frente Parlamentar Mista contra o Aborto e em Defesa da Vida. Nesta terça, a parlamentar deve ler o relatório.

Caso aprovada na CCJ, a proposta deverá ser analisada por uma comissão especial e, posteriormente, seguir ao Plenário da Casa.

Reportar Erro