VLT de Maceió faz viagem inaugural de novo percurso de 2,3 km
Nova estação garante 33 mil usuários, com tarifa de 50 centavos
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Maceió fez nesta sexta-feira (20) a sua viagem inaugural do percurso de 2,3 km, do Centro até a nova estação do bairro histórico de Jaraguá. O evento deu início à fase de testes até sua efetiva operação prevista para ter início em 06 de novembro. A nova meta agora é fazer o transporte chegar até o bairro de Mangabeiras, que tem tarifa de apenas 50 centavos.
A primeira viagem da ampliação do VLT reuniu a imprensa e aliados do prefeito Rui Palmeira (PSDB) e do senador Benedito de Lira (PP-AL), que garantiram o investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Com conforto e passagem acessível à população mais pobre, o VLT tem percurso que inicia na estação de Lourenço de Albuquerque, no município de Rio Largo, passa pelo município de Satuba, até chegar a Maceió, margeando a Lagoa Mundaú. Somente com a ampliação até Jaraguá, o número de passageiros deve aumentar até 30%, para até 33 mil usuários, nas 22 viagens diárias, de segunda a sábado.
MAIS AVANÇOS
Na ocasião, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), anunciou que garantiu recursos para construir um terminal rodoviário de transbordo, ao lado do Porto de Maceió. “Com isso vamos integrar o transporte rodoviário ao VLT, o que vai ser, sem dúvidas, mais um ganho para a população de Maceió e de Alagoas”, destacou o prefeito tucano.
O senador Benedito de Lira, principal idealizador do projeto, tenta destravar os recursos reservados para a expansão até Mangabeiras, nas proximidades do Shopping Maceió, antigo Iguatemi. A verba estaria contingenciada, mas o senador do PP negocia a liberação com o Ministério do Planejamento.
Para o superintendente da CBTU em Alagoas, Marcelo Aguiar, a obra também garante melhorias para a economia da região, pois aproximará do mercado de trabalho os cidadãos da periferia de Maceió e dos municípios de Rio Largo e Satuba. “Isso a um custo de cinquenta centavos, que traz uma grande diferença no orçamento familiar”, destacou.
Com a expansão, o transporte deve atender 33 mil pessoas por dia, segundo estimativa da CBTU. E já funciona desde o ano de 2011, em um percurso de 32 .