Violência muda 53 locais de votação no RJ e pode alterar outros 40

Forças Armadas atuarão em 32 cidades fluminenses neste ano, e mudanças impactam 171 mil eleitores em dez municípios

A insegurança que exigiria a necessidade de uso de veículos blindados para levar urnas eletrônicas para algumas localidades fluminenses dominadas pela violência levou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) a decidir modificar 53 locais de votação no estado, para as eleições municipais de 6 outubro. A medida visa garantir o exercício democrático do voto para 171 mil eleitores em dez municípios. E o mesmo motivo pode levar a Justiça Eleitoral a modificar mais 40 locais de votação nas eleições gerais de 2026.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, justificou que a área de inteligência da Corte identificou, em parceria com a Polícia Militar, 93 locais de votação em áreas sensíveis. “São locais onde as urnas precisavam chegar de carro blindado e forte aparato policial. Um local, onde a urna precisa chegar nessas condições, com certeza não é seguro para ninguém”, defendeu.

“Tudo foi feito com muito cuidado, pensando no bem-estar do eleitor, na lisura e na isonomia da disputa entre os candidatos. Nós alteramos 53 locais de votação por motivos de segurança, o que simplificou a operação logística. Assim, os eleitores votarão em locais mais protegidos, livres de influências e pressões externas, e o excedente de efetivo mobilizado para esses locais será otimizado, com distribuição orientada pela inteligência”, justificou o presidente do TRE-RJ.

Na prática, eleitores foram deslocados para locais próximos de suas residências, com distância não maior do que 1,5 km do local de votação anterior, em geral.

Na terça (24), o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o envio das Forças Armadas para atuar no período que antecede o pleito em 32 cidades do Rio de Janeiro, com foco em cerca de 500 locais de votação e em vias expressas. E a Polícia Militar fará a segurança e a distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação do estado, dando suporte às ações de fiscalização eleitoral. (Com TRE-RJ)