Vencedor terá que fazer alianças com adversários

Os primeiros resultados parciais, ainda não oficiais, das eleições legislativas realizadas no Iraque indicam que não existe um nome com votos suficientes para governar sozinho o país. Se o resultado de boca de urna for confirmado, os candidatos terão de tentar formar alianças para governar, o que poderia levar a um terceiro mandato consecutivo do atual premier Nuri Al Maliki.

Os resultados oficiais ainda devem demorar vários dias. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu a paciência da população enquanto ocorre a contagem dos votos.Ele ainda felicitou o povo iraquiano pela eleição do novo Parlamento e saudou a “determinação em reforçar o processo democrático no país”. O presidente norte-americano, Barack Obama, também felicitou o Iraque pela realização do pleito, mesmo diante de “enormes desafios”.

Ainda de acordo com ele, quando o processo eleitoral for completado, “qualquer que seja o resultado, ele deve unir o país através da formação de um novo governo que seja apoiado por toda comunidade iraquiana”. Ansa