Temer vai manter ministro interino no Trabalho até reforma ministerial

Helton Yomura assumiu o cargo de secretário-executivo em outubro de 2017

O presidente Michel Temer resolveu manter o secretário-executivo Helton Yomura como ministro interino do Trabalho até o fim de março, quando ocorre uma nova reforma ministerial.

Temer decidiu deixar a escolha do novo ministro para a reforma ministerial, que deve ocorrer entre o fim de março e começo de abril, período onde ministros que desejam concorrer nas eleições de outubro devem deixar os cargos.

O presidente esteve reunido nesta quarta-feira (21) com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, com a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e com o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), no Palácio do Planalto.

Na ocasião, o PTB agradeceu a apoio e o esforço de Michel Temer durante esses meses para que fosse concretizada a posse de Brasil no comando do Ministério do Trabalho. A posse da deputada foi suspensa por decisões judiciais.

Por nota, o partido esclarece que durante o encontro não apontou um novo nome para a pasta.  “O presidente da República e o PTB voltarão a discutir a indicação do novo nome para a pasta do Trabalho na reforma ministerial".

O cargo de ministro do Trabalho está vago desde dezembro do ano passado, após a saída de Ronaldo Nogueira (PTB-RS)

Ministro interino

Helton Yomura é formado em direito e pós-graduado em Direito da Administração Pública.

Yomura foi superintendente regional do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro, durante um ano e dois meses.

Assumiu o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho em outubro de 2017.