Temer libera R$ 12 milhões para vítimas das chuvas em Alagoas

Presidente atende a apelo feito por Renan Filho e Rui Palmeira

Dois dias depois de atender os apelos do prefeito Rui Palmeira (PSDB) e do governador Renan Filho (PMDB), e prometer apoio às vítimas das tempestades que prejudicaram milhares de alagoanos e mataram sete soterrados, em Maceió, o presidente Michel Temer (PMDB), liberou cerca de R$ 12 milhões para Alagoas.

O governo de Alagoas anunciou que Renan Filho garantiu os recursos prometidos por Temer, em material de divulgação em que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho aparece confirmando as ações emergenciais, que servirão para garantir as condições básicas de sobrevivência das vítimas no Estado.

A informação oficial, anunciada pelo ministro, foi de que os valores poderão ser liberados ainda esta semana, após análise dos planos de trabalho enviados pelo Governo Estadual, que ainda dependerá do envio das informações técnicas, que serão levantadas pelos municípios.

Também foi anunciado a criação de um Hospital de Campanha do Exército e a liberação de recursos para um Cartão Reforma, para aquisição de móveis perdidos pelas 24 mil vítimas das chuvas, em Alagoas, segundo números oficiais e atualizados na tarde desta terça, pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual.

Assista à mensagem do ministro e do governador: 

COMITIVA FEDERAL

Nessa quarta-feira (31), às 11h, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira levará uma comitiva de integrantes do Governo Federal para visitar uma das grotas atingidas por deslizamentos de terra, após as chuvas do último fim de semana, que mataram 7 pessoas na capital alagoana.

A Comunidade São Rafael, em Cruz das Almas, será vistoriada pelo prefeito e pelo secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, Luiz Paulo Veloso; o secretário Nacional de Saneamento, Olavo Lima; o diretor de Departamento de Habitação, Álvaro Lourenço; a representante do Ministério das Cidades no Nordeste, Izabel Urquiza, além secretários municipais.

Além de Maceió, os outros 26 municípios que irão integrar o decreto de situação de emergência são Marechal Deodoro, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Japaratinga, Joaquim Gomes, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Jundiá, Viçosa e União dos Palmares.