Temer diz que 'seguramente' PEC do teto será votada no dia 13 no Senado

Há uma possibilidade de mudança na pauta se Renan for afastado

O presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (7) que "seguramente" a PEC que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos vai ser votada em segundo turno no plenário do Senado Federal na próxima terça (13), como previa acordo entre os líderes da Casa.

Temer deu a declaração ao ser questionado por jornalistas, ao final de um evento no Palácio do Planalto, sobre se ele acreditava que os senadores manteriam a data de votação previamente agendada. Ao confirmar que estava convencido de que cronograma seria cumprido, o presidente ainda fez um gesto de positivo com uma das mãos antes de entrar em um elevador.

Há uma possibilidade de mudanças na pauta de votações do Senado se o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), for afastado a partir da decisão liminar (provisória) do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio. Quem sucederia Renan, no caso, seria o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).

A crise entre os poderes Legislativo e Judiciário tomou proporções maiores após Renan se recusar a receber a notificação da decisão de Marco Aurélio e a Mesa do Senado decidir descumprir a decisão. O plenário da Corte se reunirá nesta quarta, a partir das 14h, para buscar uma saída no impasse.