Suspeita é que filho de Lula tentou surrupiar guitarra doada por astro do rock ao Fome Zero

Lava Jato suspeita que filho de Lula tentou surrupiar guitarra

E-mails do pecuarista José Carlos Bumlai trocados com a coordenadora da ONG Ação Fome Zero, descobertos na Operação Lava Jato, revelam que um dos filhos do ex-presidente Lula tentou surrupiar uma guitarra doada pelo cantor Bono Vox, vocalista da banda U2, em 2006, ao programa Fome Zero – carro-chefe da gestão do petista.

Além de Bono, o cantor por Lenny Kravitz também doou sua guitarra, uma Epiphone Flying V, autografada, em março de 2005, enquanto estava em turnê pelo Brasil. Dois meses depois, o instrumento foi leiloado e arrematado por R$ 322 mil pelo empresário Pedro Grendene.

Os instrumentos foram doados para serem leiloados e os recursos utilizados no programa “Fome Zero”, além de gerar publicidade ao programa. No entanto, a Lava Jato investiga o destino da renda obtida com os instrumentos.

O leilão da guitarra de Bono, no entanto, aconteceria somente um ano depois da doação, após muita cobrança e questionamentos dos fãs. Uma das suspeitas levantadas envolvia a guarda do instrumento, que supostamente estaria na casa de um dos filhos do então presidente.

Análise de e-mails de Bumlai, amigo de Lula, mostra que houve uma disputa entre a ONG Ação Fome Zero (criada pelo pecuarista e por outro amigo de Lula, o consultor Toninho Trevisan) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelo direito dos recursos levantados com os leilões. Os e-mails também revelam a preocupação da coordenadora da ONG em relação a cobrança da imprensa sobre a guarda da guitarra de Bono Vox.

Em um dos e-mails, Fátima Menezes afirma, em negrito: “não podemos fazer uso do recurso obtido pelo leilão”. Fátima afirma na mensagem que propôs ao Ministério de Desenvolvimento Social que “como havia duas guitarras, uma fosse destinada ao Fundo de Combate à Pobreza”. “Enquanto o leilão da outra viesse para nossa Entidade que aplicaria em um projeto de cisternas em escolas”, explicou a coordenadora da ONG.

Em um outro e-mail, Fátima relata questionamentos da imprensa sobre quem guardava a guitarra de Bono Vox e a suspeita de que o equipamento estaria “na casa do filho”. Para a Polícia Federal, a menção seria a um dos filhos de Lula.

Doada em fevereiro de 2006, a guitarra de Bono Vox foi leiloada em agosto de 2007, em um evento que contou com a cooperação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e arrematado por R$ 15 mil por Sear Harton, um irlandês radicado no Brasil, via internet.