Suplente de Cristiane Brasil já foi preso por exploração sexual

Nelson Nahim foi condenado a 12 anos no caso 'Meninas de Guarus'

Nelson Nahim Oliveira, o suplente da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), futura ministra do Trabalho, já foi preso em 2016  sob a acusação de participar de uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes, em Campos de Goytacazes (RJ). No caso que ficou conhecido como "Meninas de Guarus".

Oliveira é irmão do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. E foi preso com outras 12 pessoas, em junho de 2016, numa ação conjunta da Polícia Civil com o Ministério Público do Rio de Janeiro.

De acordo com a denúncia, os réus mantinham e exploravam crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos de idade, em uma casa situada em Guarus, distrito de Campos, para fins de prostituição e exploração sexual. A casa ficava sempre com as portas e janelas trancadas, com correntes e cadeados, sob vigília armada. E as crianças e adolescentes eram obrigadas a consumir drogas, como cocaína, haxixe, crack, ecstasy e maconha, sem que pudessem oferecer resistência.

Os acusados foram condenados pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes. A maior pena aplicada foi de 31 anos para os condenados Leilson Rocha e Ronaldo Santos, sendo aplicada pena de 12 anos para Nelson Nahim.

Na época da prisão, ele negou ter envolvimento com  crime. Ficou preso por quatro meses, e depois conseguiu a liberdade com habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na mesma coligação, Oliveira também seria o eventual suplente do deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), que cumpre pena em regime semiaberto por falsificação de documento público e dispensa indevida de licitação para construção de creche na época em que comandou a prefeitura de Três Rios (RJ), em 2002.

 

Oliveira já assumiu mandato de deputado federal duas vezes. A primeira foi em 2015, onde esteve na Câmara dos Deputados por uma semana, e a segunda vez foi no ano passado, em janeiro de 2017 por cerca de duas semanas.