Rival de Renan diz que nem sua primeira-dama se preocupou tanto com ele

Tucano comenta festa bancada por Renan Filho, após sete mortes

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), comentou, nesta sexta-feira (23), a respeito da enxurrada de notícias envolvendo seu nome e as eleições de 2018 e sobre o comportamento do governo de Renan Filho (PMDB), que tem se pautado pelos seus atos na administração da capital alagoana, para combater sua suposta pré-candidatura ao Governo de Alagoas. Para Rui, nem a primeira-dama Tatiana Palmeira se preocupou tanto com ele, quanto seus adversários e a imprensa. As declarações foram dadas durante vistoria de obras na Ponta Verde.

Empurrado por aliados e adversários para a disputa contra a reeleição de Renan Filho, o prefeito tucano lembrou que está dedicado exclusivamente a solucionar os muitos problemas da capital alagoana, que foram ampliados pelas chuvas. Fortalecido pela reeleição em 2016 contra o candidato da família Calheiros, o campeão de votos Cícero Almeida (PMDB-AL), o prefeito tucano também é citado como opção para concorrer contra a reeleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em 2018.

“Tem gente mais preocupada comigo do que a minha esposa, viu? O negócio tá sério! Mas acho que é aquilo, a gente tem que trabalhar 2017, que vai ser e está sendo um ano muito difícil, com dificuldade financeira muito grande. Este é o pior mês do ponto de vista financeiro para Maceió e para os municípios em geral. Temos que fazer a travessia de 2017, trabalhar bem. Temos a expectativa de um grande volume de obras no 2º semestre em vários pontos da cidade, na parte alta, litoral norte, e obras de impacto. A gente tem que estar focado na cidade, a gente não tem que estar pensando em eleição. Tem muita gente que já está em campanha e pensando e dormindo com a cabeça em eleição. Não é o nosso caso. 2018 a gente eixa para 2018”, disse o prefeito Rui Palmeira.

A mensagem de que o prefeito está preocupado com os problemas de Maceió foi reforçada pela sua agenda pública, nesta véspera de São João, em vistoria do andamento dos serviços de desobstrução de galerias de águas pluviais e recuperação da malha viária executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) na Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde. 

Na oportunidade, lembrou que inicia no próximo dia 25 o projeto Domingo é Meia, que instituiu meia tarifa no transporte coletivo aos domingos, exclusivamente para quem utiliza o Cartão Bem Legal, que pode ser adquirido gratuitamente nos postos da Transpal.

FESTA OPORTUNISTA?

O prefeito de Maceió respondeu sobre sua decisão de cancelar a Festa de São João deste mês, quando foi questionado se achava que teria sido oportunista a iniciativa do governador Renan Filho de realizar o festejo, diante do vácuo deixado pela Prefeitura de Maceió.

“É problema do governador. Aí vocês têm que perguntar para ele e saber se esse São João já estava programado antes ou depois do cancelamento da prefeitura. Aí vai da avaliação de cada um. Só acho que, no caso da Prefeitura, pela gravidade dos danos causados à cidade e pelas sete mortes que aconteceram em Maceió, não tinha clima para a gente fazer São João bancado pelos cofres públicos”, respondeu o prefeito tucano.

Mesmo afirmando que sete mortes de vítimas pelas chuvas foram suficientes para não ter clima de estar bancando festa, o Rui Palmeira promete retomar o incentivo à cultura em agosto.

“A cultura é muito importante. O São João é algo extremamente expressivo. O povo de Maceió gosta, mas, foi uma decisão nossa de cancelar os festejos juninos bancados pela prefeitura, por entender que não tinha clima para fazê-lo. Mas temos o compromisso com o meio cultural para, no mês de agosto, a gente fazer diversos investimentos em cultura, retomar o giro de folguedos, já que é o mês do folclore”, prometeu Rui.

Com o tema “São João da solidariedade”, o governo de Renan Filho vai gastar, sem licitação nem edital, R$ 1,2 milhão do dinheiro que poderia ajudar a socorrer a população que sofre com os danos das chuvas. A organização dos shows que acontecerão no bairro de Jaraguá pede doações de mantimentos para as vítimas das chuvas, a quem for à festa junina criada emergencialmente com objetivos eleitorais de ampliar o desgaste político do prefeito Rui Palmeira.