Combinação de perguntas e respostas foi realizada no gabinete de Foster

Reunião sobre fraude na CPI ocorreu na sede da Petrobras, em Brasília

A reunião de assessores do governo para combinar perguntas e respostas na CPI da Petrobras foi realizada na sala de reuniões do gabinete da presidente a estatal, Graça Foster, em Brasília. O gabinete de Foster ocupa o segundo andar do prédio, e a sala é usada por ela para reunir assessores e receber autoridades.

O vídeo dessa reunião foi gravado nessa sala que fica ao lado do escritório usado por Graça Foster e integrante do seu gabinete. Participaram dessa conversa, cuja gravação foi revelada pela revista Veja, o chefe de gabinete da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas, Bruno Ferreira e Leonan Calderaro Filho (que inicialmente não havia sido identificado), ambos integrantes da área jurídica da estatal.

Barrocas é considerado um servidor fiel à presidente da estatal, Graça Foster, do tipo não toma qualquer iniciativa sem a expressa autorização dela. Quando ela dirigia a subsidiária BR Distruidora, Barrocas era chefe de gabinete da empresa em Brasília, e continuou ocupando a mesma função quando Foster virou presidente da estatal-mãe, a Petrobras. Na gravação, Barrocas aparece afirmando que encaminhada a Foster, por fax, o “gabarito” de perguntas e resposta para o depoimento dela na CPI. A informação é de reportagem de Andreza Matais, Fábio Brandt e Ricardo Brito no jornal O Estado de S. Paulo desta terça-feira.