Republicano, McCain critica governo Trump: “Obama é melhor”

Senador afirmou ainda que Donald Trump o tira do sério

De acordo com o jornal inglês The Guardian, o senador republicano John McCain ficou "visivelmente irritado" quando pediram a ele uma opinião sobre os comentários que Donald Trump havia feito na semana passada, em resposta aos ataques terroristas durante um show de música pop, em Londres.

Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos usou as redes sociais para criticar o prefeito de Londres, Sadiq Khan. "Pelo menos sete mortos e 48 feridos num ataque terrorista e [ele] diz que ' não há motivos para se alarmar'", escreveu Trump no Twitter.

Na avaliação de McCain, falta senso de liderança na gestão do magnata. "O que você acha da mensagem? A mensagem é que a América não quer liderar", disse McCain à publicação britânica. "Ninguém tem certeza da liderança americana, seja na Sibéria ou na Antártica".

Em contraste, quando questionado se a posição internacional dos EUA estaria melhor sob Obama, McCain disse: "No que diz respeito à liderança americana, sim".

O senador republicano, que perdeu a corrida presidencial de 2008 para o então candidato democrata, a quem se mostra simpatico, tem sido um crítico ferrenho de Trump desde que o colega de partido tomou a Casa Branca, em fevereiro deste ano.

Numa recente turnê pela Austrália, McCain declarou publicamente que Trump tem "desestabilizado" a base aliados."Outros parceiros têm dúvidas semelhantes nos dias de hoje e isso é compreensível", disse ele. A informação é da Associated Press.

"Eu percebi que algumas das ações e declarações do presidente Trump afastaram os amigos dos Estados Unidos… E também perturbaram muitos americanos", observou.

A uma rede de tevê australiana, McCain declarou que Trump o "tira do sério de vez em quando" e afirmou que se sentia incomodado com fato de o presidente nem sempre acatar o conselho da equipe de segurança nacional dos EUA.