Renan Filho viaja e abre caminho para seu tio Olavo virar conselheiro

Vice pode indicar Olavo Calheiros para conselheiro do TC-AL

 

Conselheiros, procuradores e funcionários do Tribunal de Contas de Alagoas estão preocupados com a possibilidade de o governador Renan Filho haver se ausentado do Estado e transferido o cargo com o objetivo de confiar ao vice Luciano Barbosa a tarefa de indicar seu tio, deputado estadual Olavo Calheiros, para a vaga de conselheiro do TC-AL. No exercício do cargo, o vice tem essa prerrogativa. O governador, o vice e Olavo são filiados ao PMDB. Olavo é irmão do presidente do Senado, Renan Calheiros, também do PMDB.

O vaga de conselheiro disponível no TC-AL é reservada a um procurador, por isso, o presidente do tribunal, Otávio Lessa, já entregou a Renan Filho a lista tríplice composta pelos procuradores Ênio Andrade Pimenta, Gustavo Henrique Albuquerque Santos e Rodrigo Cavalcante. 

Apesar de dispor da lista tríplice e de prazo para a escolha do novo conselheiro, o governador manteve-se em silêncio, deixando que prosperasse a suspeita de que ele criava condições de indicar para o cargo o próprio tio, um político veterano que já exerceu diversos mandatos de deputado federal e de deputado estadual. O atual presidente da corte de contas, Otávio Lessa, também foi indicado ao cargo pelo irmão, entçao governador e hoje deputado Ronaldo Lessa.

A ausência do governador pelo prazo de dez dias não foi explicada claramente: o governo não explicou se aproveitará a viagem para descansar, para manter contatos ou negociar contratos de interesse de Alagoas ou para se submeter a algum tipo de tratamento. Renan Filho comunicou apenas, nas redes sociais, que viajará "para fora" do Estado, ressaltando que a sai tranquilo "porque o governo está em boas mãos". Barbosa assumiu o cargo neste sábado (3).

O governador fez questão apenas de ressaltar que passar o cargo ao vice é uma homenagem do governo à Arapiraca e a todo interior. "Luciano carrega no sangue e na alma os ares de Palmeira dos Índios, seu berço natal, e Arapiraca, cidade que adotou e foi por ele adotada", completou.

 

LEIA MAIS SOBRE ALAGOAS CLICANDO AQUI.