Renan Filho ignora dívida bilionária e anuncia concursos

Sem contrapartidas, Alagoas tem dívida de R$ 9 bi a repactuar

Um dia depois de a Câmara Federal aprovar a retirada das exigências de responsabilidade fiscal da renegociação das dívidas dos estados, o govenador Renan Filho (PMDB) anunciou que realizará em 2017 novos concursos públicos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e para as secretarias da Educação e da Fazenda. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21), durante a formatura de novos policiais militares, quando disse que o Brasil precisa se recuperar da crise.

Além dos concursos, Renan Filho anunciou a abertura de vagas de emprego nas Organizações Sociais que serão contratadas para atuar na gestão de novos hospitais em construção. E quando foi lembrado de que havia declarado só ter garantias de pagar servidor até dezembro, o governador que foi pressionado por servidores por não cumprir a data-base de reposição das perdas inflacionais deste ano respondeu que pretende ser o governador mais jovem e mais responsável do Brasil.

“Janeiro, vou garantir. Agora, de 2017, vamos falar em 2017. Tenho dito que a gente precisa avaliar o dia a dia, e cumprido o compromisso de governar mantendo salários em dia, fazendo investimentos e melhorando a qualidade das políticas públicas em um cenário muito duro em que a maioria dos estados não estão conseguindo pagar salário em dia. É lógico que precisamos que o Brasil se recupere. Ninguém aguenta viver numa depressão econômica a longo prazo. Já estamos há três anos com crescimento negativo, na maior crise do período republicano. Espero levar 2017 sendo prudente. Sou o mais jovem governador e tenho que ser o mais responsável”, afirmou o governador, filho do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL)

Ao confirmar que está preparando novos concursos, Renan Filho disse que primeiro concluirá as convocações previstas para a Segurança Pública. “Mas vamos fazer concursos para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros, para que possamos dar sequência ao trabalho que temos feito. Pretendemos fazer concurso para a Secretaria da Fazenda, que é uma área com grande carência. Está praticamente finalizado o concurso para a Educação. Vamos averiguar outras áreas. Mas, claro, tudo isso depende da economia”, antecipou.

CONTRADIÇÕES

Sobre o projeto de recuperação fiscal aprovado ontem na Câmara Federal após a retirada de contrapartidas como a que impediria a realização de concursos, Renan Filho disse não saber como vai ser a leitura do Governo Federal, do Tesouro Nacional, nem se o presidente da República Michel Temer vai ou não sancionar a lei aprovada. Uma fala contraditória para quem está garantindo concursos para 2017, em um Estado com dívida de mais de R$ 9 bilhões.

“Depois desse trâmite, o presidente tem a última palavra. De maneira que após isso nós poderemos nos posicionar para checar qual o caminho que vamos tomar. Agora, o alagoano fique certo de que o caminho que vamos tomar será o da segurança; o caminho para manter Alagoas de pé, como temos mantido até agora, para que a gente chegue ao final de 2017 com um ano como este, convocando pessoas, entregando melhorias, com salários em dia, investimentos e com Alagoas, mesmo na crise, sentindo que as coisas aqui são feitas com respeito responsabilidade”, vangloriou-se o governador alagoano.

"Não dá para fazer as coisas sem a sintonia fina [com a economia], como se eu tivesse vibrando em uma outra frequência. Olho o que eu posso fazer dado as condições. Não fico esperando, não”, concluiu.