Rede e PDT vão pedir afastamento e cassação de Romero Jucá

Ministro foi flagrado em áudio articulando forma de barrar a Lava Jato

Dois partidos de oposição ao governo do presidente Michel Temer anunciaram as atitudes que vão tomar com relação ao ministro do Planejamento, Romero Jucá, flagrado em áudio articulando para barrar a Lava Jato.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que seu partido entrará com representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo, "no mínimo", o afastamento ministro do cargo.

O PDT, da base aliada da presidente afastada, Dilma Rousseff, decidiu representar contra o ministro no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar, pois as gravações são de março, quando Jucá ainda exercia o mandato de senador por Roraima.

Meta fiscal

Jucá afirmou nesta segunda-feira que está mantida a sua ida, ao lado de Michel Temer, ao Congresso Nacional para entregar a nova meta fiscal ao presidente da Casa, Renan Calheiros. "Levaremos proposta ao Renan às 16h e há a previsão de votação amanhã (terça-feira)", frisou.

O dirigente do Planejamento, que é alvo de investigação da Operação Lava Jato, afirmou que seu foco "é a economia" e não a Lava Jato. Jucá ressaltou ainda que está trabalhando, ao lado de Henrique Meirelles (ministro da Fazenda) e Temer, para a recuperação da economia.

Questionado sobre o vazamento de sua conversa com o ex-senador Sérgio Machado, Jucá afirma que quando fala sobre "estancar a sangria" estava se referindo à economia e que o País estava parado. "Para retomar o rumo é preciso de base parlamentar sólida, medidas econômicas e sociais", disse.