PTB substitui deputado que votou contra Cunha no Conselho de Ética

Nilton Capixaba passará a ocupar vaga de Arnaldo Faria de Sá

O PTB decidiu substituir o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) no Conselho de Ética da Câmara. O parlamentar votou no ano passado a favor da continuidade do processo de investigação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de mentir sobre suas contas na Suíça.

No lugar de Sá entra o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), acusado de envolvimento com a chamada “máfia dos sanguessugas”, como ficou conhecido o escândalo de compra de ambulâncias superfaturadas com emendas parlamentares. Capixaba chegou a ser alvo de processo no colegiado, que resultou na aprovação de um relatório pela cassação do seu mandato em 2006, mas o processo não teve continuidade porque a legislatura terminou e, na ocasião, Capixaba não foi reeleito para um novo mandato.

A troca no conselho foi definida pelo líder da legenda na Casa, Jovair Arantes (PTB-GO), aliado de Cunha.

A próxima reunião do Conselho de Ética está marcada para a próxima terça-feira, 16. Após manobra de aliados do presidente da Casa. o caso de Cunha voltou à estaca zero com a anulação da votação que aprovou o parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), pela continuidade do processo.