PT pretende indicar Ideli para o cargo de ministra do TCU

PT quer indicar ministra da articulação que não articula para TCU

O PT está discutindo a indicação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (foto), para uma das vagas de ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). A ideia seria tornar a Corte mais governista para resolver problemas do partido. Além disso, tem o agravante que Ideli está sem espaço em Santa Catarina, seu estado, e não deve conseguir disputar as eleições 2014. Além de não ter articulado a própria candidatura.

A ideia da legenda é manter Ideli no cargo de ministra só até o final deste ano, quando José Jorge se aposenta no tribunal por completar 70 anos ? abrindo espaço para ela na Corte. José Jorge surgiu de partidos da oposição e já é considerado um dos mais duros ministros do TCU pelos petistas. Com Ideli em seu lugar, as coisas ficariam mais fáceis para o PT.

A articulação pró-Ideli será usada pelo PT nas negociações com o PMDB, que pretende indicar o senador Gim Argelo (PTB-DF) para a outra vaga a ser aberta no TCU até o fim do ano. Em outubro, o ministro Valmir Campelo chega à idade limite e também terá de se aposentar. O nome do sucessor dele no cargo terá de ser aprovado pelos senadores.