Presidente do TSE e deputado autor de PL discutem Fake News em ano eleitoral

Em 2017, cerca de 12 milhões de pessoas compartilharam notícias falsas referentes à política brasileira

O deputado e procurador parlamentar, Hildo Rocha (MDB-MA), e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, participam nesta terça (27) de uma audiência para discutir a conjuntura política atual e a divulgação das Fake News.

“As pessoas têm direito de se expressar livremente. O que não podemos aceitar é que criminosos se escondam em perfis falsos para atacar a honra, denegrir, difamar e caluniar as pessoas. Quem faz isso deve responder pelos seus atos”, aponta o deputado.

Rocha é autor o projeto de lei que trata sobre a divulgação de Fake News e acredita na atualização da legislação. “É fundamental que tenhamos regras claras acerca desse tipo de abuso, diariamente cometido por pessoas inescrupulosas e maliciosas, que se utilizam das redes sociais para achacar, intimidar, extorquir e dilacerar a honra das pessoas e a reputação de empresas e instituições.”

No Brasil, as notícias falsas divulgadas em 2016 tiveram mais de um milhão de acessos em comparação às notícias verdadeiras, de acordo com dados divulgados pelo BuzzFeed News. Já segundo um levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai), da Universidade de São Paulo (USP), em 2017, cerca de 12 milhões de pessoas compartilharam notícias falsas referentes à política brasileira.