PF DESCOBRE DESVIOS EM programas do MINISTÉRIO DA SAÚDE

Grupo teria desviado verbas dos programas Assistência Farmacêutica, Saúde da Família e Piso de Atenção Básica à Saúde

A Vice-prefeita de Cáceres (225 km de Cuiabá), Antonia Eliene Liberato Dias, e ex-prefeito, Túlio Fontes, foram detidos hoje (1) pela Polícia Federal durante a Operação Fidare 1. A operação combate um esquema de desvio de verbas públicas dos programas Assistência Farmacêutica, Saúde da Família e Piso de Atenção Básica à Saúde, todos federais do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com as investigações, o grupo era composto por empresários, procuradores municipais, proprietários e representantes de grandes empresas do setor farmacêutico, além do ex-prefeito e a atual vice-prefeita e desviou cerca de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos.

No esquema, os  servidores públicos da Prefeitura de Cáceres recebiam os medicamentos sem o devido pagamento. O estoque de medicamentos necessários ao atendimento da população não era conferido. Posteriormente, licitações eram simuladas para formalizar a aquisição dos medicamentos.

As investigações indicam que a secretaria municipal de Saúde também retardava licitações até que houvesse falta completa de material e os procuradores apresentavam pareceres para justificar a compra atrasada de remédios. Assim, era possível direcionar as licitações aos fornecedores que possuíam relações de confiança com os secretários. Em outra modalidade de fraude, a quadrilha fazia a aquisição de produtos sem a devida entrega.