Pepe Vargas deixa Secretaria de Relações Institucionais

Com a recusa de Eliseu Padilha, ainda não há substituto

O ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas (PT), está fora da articulação política do governo. A presidente Dilma Rousseff conversou nesta terça-feira, 7, com Pepe, no Palácio do Planalto, lamentou o vazamento da notícia sobre o convite para que o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), assumisse a articulação política e disse que precisava do cargo para contemplar o PMDB.

Até agora, porém, não está definido quem assumirá a cadeira de Pepe, que deve ser transferido para outro ministério – ainda a ser definido. Segundo o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), Padilha recusou o convite de Dilma por "motivos pessoais".

Dilma disse a Pepe que não estava agindo sob pressão dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nem do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Essa conta é nossa. Não é sua", afirmou a presidente, na conversa com Pepe.

O ministro ainda permanece no Planalto na tarde desta terça, aguardando novas orientações de Dilma, mas não vai participar da reunião com líderes de partidos da base aliada no Congresso para discutir o ajuste fiscal. (AE)