Parecer de denúncia contra Temer e ministros é lido no plenário da Câmara

Relatório aprovado na CCJ recomenda a rejeição da denúncia

A Câmara dos Deputados iniciou há pouco a sessão para a leitura do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) que pede o arquivamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência). Eles são acusados de formar uma organização criminosa para ocupar cargos públicos e arrecadar propinas. Temer também é acusado de obstrução de Justiça. A leitura está sendo feita pela segunda-secretária da Casa, Mariana Carvalho (PSDB-RO), para um plenário praticamente vazio.

A leitura é uma exigência do regimento interno da Casa para dar conhecimento ao plenário do relatório que foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após a leitura, os denunciados serão notificados e haverá publicação no Diário da Câmara. A votação do relatório deve ocorrer nessa quarta-feira, 25.

Tanto o presidente quanto os ministros só poderão ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se pelo menos 342 do total de 513 deputados autorizarem o prosseguimento da denúncia na Justiça, conforme determina a Constituição Federal.

Assista ao vivo: