Oposição quer convocar Venina para depor em nova CPI

Após declarações de ex-gerente da Petrobras, oposição acredita que ela será testemunha central do Petrolão

Após declarações de Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente da Petrobras, de que informou pessoalmente à presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos de diversos setores da companhia, líderes da oposição na Câmara dos Deputados afirmaram que vão defender que uma das primeiras testemunhas a depor na nova CPI seja a ex-funcionária. A nova Comissão de Parlamentar de Inquérito deverá ser instalada no ano que vem para investigar o Petrolão.

?Venina vai ser testemunha-chave. Sem dúvida que iremos querer ouvi-la?, disse o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), nesta segunda-feira, 22. Para ele, os fatos narrados por Venina colocam em xeque a credibilidade de Graça Foster para ser mantida no comando da estatal. ?A ex-gerente vai ser uma figura de ponta e com grande peso nessa nova CPI?, avaliou.

Para o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), o depoimento de Venina ao Fantástico na noite de ontem, 21, irá motivar outros funcionários da petroleira a contarem o que sabem. Na entrevista, a ex-gerente chegou a fazer um apelo aos ex-colegas nesse sentido.

O tucano acredita ainda que a recusa da presidente Dilma Rousseff em demitir Graça Foster deve-se a dificuldade de encontrar alguém do mercado com credibilidade disposto a aceitar a tarefa de assumir a Petrobras em um momento de crise. ?Ninguém vai aceitar o cargo se não tiver a autonomia garantida pela presidente, que é algo que não vai acontecer?, disse Imbassahy.