Obama fala sobre a importância da união contra o terrorismo

Em rede nacional ofereceu ajuda nas investigações dos ataques

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou seu pronunciamento nesta terça-feira (22) na rede de televisão cubana falando sobre os ataques terroristas em Bruxelas, “nós precisamos estar juntos. Vamos fazer tudo que for necessário para encontrar os terroristas. Nós podemos e nós vamos”.

Obama também ofereceu assistência para as investigações dos ataques, “podemos e vamos vencer aqueles que ameaçam a segurança das pessoas em todo mundo”. A fala do presidente ocorreu antes do Estado Islâmico reivindicar a autoria dos ataques.

Durante o discurso ele foi aplaudido de pé quando, quando afirmou que vai trabalhar no Congresso americano pelo fim do embargo com a ilha, vigente desde 1962, “queremos abrir as portas para mais oportunidades para o povo cubano”.

Ressaltou que sua ida a Cuba tem objetivo de enterrar os últimos remanescentes da Guerra Fria entre as duas nações, em espanhol afirmou, “é tempo de deixarmos o passado para trás e pensar num futuro juntos. Um futuro de esperança. Sí, se peude”.

Obama é o primeiro presidente norte americano a visitar a Cuba em 88 anos.