Nikon fecha fábrica de câmeras digitais compactas na China

Empresa diz que evolução das câmeras de celulares causou impacto direto na produção

A Nikon anunciou que irá fechar a fábrica de câmeras digitais da província de Jiangsu, na China. De acordo com a empresa, o desenvolvimento das câmeras de celulares é o grande culpado pela redução do mercado de câmeras digitais compactas.

“Nos últimos anos […] devido à ascensão dos smartphones, o mercado de câmeras digitais compactas vem reduzindo rapidamente, levando a uma diminuição significativa da taxa de operações da Nikon Imaging e criando um ambiente de negócios difícil”, diz a Nikon.

O encerramento da Nikon Imaging, subsidiária formada em 2002 localizada na China, foi uma decisão do conselho administrativo. Ela era a responsável pela produção de câmeras digitais e lentes DSLR e empregava um total de 2.285 trabalhadores até o último mês.

A Nikon espera encerrar o ano com a venda de 4,8 milhões de câmeras digitais, com uma queda de 24%. No segmento das câmeras compactas, as vendas deverão cair 28%. A empresa deverá se concentrar em câmeras DSLR e mirrorless a medida que for realizando seus planos de reetruturação.