Mulheres debatem na Câmara participação maior na política

Representantes de partidos e bancada feminina se reuniram nesta quarta

Representantes do Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos tiveram encontro com a bancada feminina da Câmara dos Deputados para debater novos mecanismos para ampliar a participação de mulheres na política e garantir o cumprimento da legislação eleitoral.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que coordenou as discussões, ressaltou a importância da união das mulheres de todos os partidos na luta pela ampliação das candidaturas femininas. Apesar de 44% dos filiados de partidos serem mulheres, a representação em cargos eletivos não chega a 10%. "O centro da pauta é preparar as mulheres para serem candidatas e ganharem as eleições e segundo, fazer um controle muito rigoroso da legislação que garante recursos e representação nas urnas", destacou a parlamentar.

As representantes reiteraram a necessidade de punir os partidos que não cumprem a legislação e denunciaram que muitas agremiações lançam nomes de mulheres apenas para cumprir o percentual de 30% exigido pela lei, mas não fornecem recursos para de fato viabilizar as candidaturas.

Fundo partidário

Outro ponto levantado no encontro foi a regulamentação da aplicação do fundo partidário de forma mais igualitária. A ideia, segundo Jô Moraes, é pedir, em abril, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que inclua a "ótica de gênero" na distribuição do fundo. “Nós queremos que o fundo eleitoral também tenha um olhar para as candidatas mulheres. Com isso, nós estaremos garantindo melhores espaços e condições para as candidatas mulheres", defendeu.

O encontro foi promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e pelos 30 anos de promulgação da Constituição de 1988.