Mulher se explode, um terrorista morre e outros sete são presos

Polícia também prende sete suspeitos de terrorismo em Paris

Moradores de Saint-Denis, bairro localizado 2km do Stade de France, foram despertados por tiros e explosões às 4h20 da manhã, quando teve início a operação policial que resultou na morte de dois terroristas. Um deles era uma mulher-bomba, que detonou os explosivos quando o apartamento em que se escondia foi cercado pelas forças policiais.

Ao final de sete horas, a polícia anunciou o final da intervenção. O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que estava no local, fez um balanço:

– Sete pessoas foram detidas, duas pessoas morreram, das quais uma mulher, devido a explosivos.

Ele também fez agradeceu aos policiais que participaram da operação, 110 ao todo, "que intervieram de forma extremamente corajosa". O ministro do Interior elogiou ainda o sangue frio dos habitantes de Saint-Denis e garantiu que as operações contra os terroristas prosseguem.

O principal alvo da operação policial era o bandido que as autoridades consideram o "cérebro" dos atentados de Paris, o jihadista belga Abdelhamid Abaaoud. Três homens que também se encontravam no apartamento foram presos. As suas identidades ainda não foram determinadas. Nas proximidades do apartamento foram detidos um homem e outra mulher, que seriam o dono do apartamento onde estavam os terroristas e a sua companheira.

Todos os familiares de Ismaël Mostefai e Samy Amimour – os dois terroristas do Bataclan – que estavam sob custódia das autoridades foram colocados em liberdade, segunda a procuradoria francesa.

O jornal Le Monde informou que mais duas pessoas devem ter morrido.

A polícia francesa confirmou entretanto, através do Twitter, que há cinco pessoas com ferimentos leves entre as forças de segurança e que o cerco ao apartamento se mantém.