MST invade fazenda que foi de senadora gaúcha pró-impeachment

Ana Amélia acusa o MST de retaliação pelo seu apoio ao impeachment

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTS) invadiu na madrugada desta quinta-feira (8) a fazenda Saco de Bom Jesus, localizada no município de Formosa, em Goiás. A senadora Ana Amélia (PP-RS) alega que a propriedade não é mais dela.

Segundo o MST,  “O objetivo da ocupação é denunciar a existência de espaços improdutivos, ao mesmo tempo em que é negado a milhares de famílias um espaço de terra. A estimativa é que, em Goiás, haja de 5 mil  a 8 mil famílias acampadas à espera da terra”.

O movimento ressalta que as informações sobre a fazenda apontam várias contradições, entre elas, incoerência sobre o tamanho da propriedade que teria 1,5 mil hectares segundo o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural registrado no Incra e 1,9 mil hectares de acordo com o inventário do marido falecido de Ana Amélia, Octávio Cardoso  morreu em 2011.

O MST também alega que a fazenda é classificada como improdutiva em relação ao seu tamanho, levando em consideração que a fazenda tem 600 cabeças de gado, conforme escritura pública de inventário. “Pela legislação vigente, as entidades signatárias entendem que a lotação de gado não atende aos índices de produtividade do estado de Goiás. Seiscentas cabeças em 1.909 hectares resultariam numa lotação de 0,31 cabeça por hectare, índice que os movimentos sociais consideram muito baixo para quem diz representar o moderno modelo do agronegócio”.

A senadora reagiu. Em discurso no plenário do Senado Federal Ana Amélia disse que a ocupação da propriedade foi uma retaliação do MST a ela por ter votado a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. E acusou o MST de agir com o PT para “assassinar reputações”.

Para Ana Amélia objetivo da ocupação não é para pedir mais terra, “não é para isso. É para retaliar, para me atemorizar porque eu votei a favor do impeachment. Mas não vão me assustar. Não vão. Não é desse jeito”.

Ana Amélia informou que a fazenda não pertence mais a ela, foi vendida, mas a transferência só será feita em 2017, quando será concluído o pagamento. A propriedade está incluída no inventário de seu marido.

No final do discurso, a senadora pediu desculpas aos atuais proprietários da fazenda. “Quero pedir desculpas aos senhores por essa agressão. Vocês são inocentes. Não há nada. A fazenda já pertence aos senhores. E a titulação só será transferida em 2017, quando se encerrará o pagamento da última parcela dessa venda. Não se compra fazenda, não se vende dessa forma, pagamento à vista. Essa família não é corrupta. Essa família é honesta e fez uma compra adequada às suas posses e às suas possibilidades”.