Moro envia ao Supremo investigação sobre Lula

Entretanto o material apreendido continua com a Polícia Federal

Atendendo a determinação do ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal (STF) o juiz Sérgio Moro determinou o envio de parte da investigação da Operação Lava Jato, referente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por meio de um despacho Moro destinou ao STF todos os procedimentos investigatórios que envolvem além de Lula, parentes e pessoas ligadas ao petista. Entretanto, optou por manter armazenado com a Polícia Federal o material que foi aprendido nas buscas e apreensões realizadas na Operação Aletheia.

No prazo de dez dias o juiz terá que prestar esclarecimento ao STF em relação a retirada do segredo de Justiça das investigações, Zavascki fez duras críticas a Moro por ter levantado o sigilo dos grampos que envolviam autoridades com foro privilegiado, "não há como conceber, portanto, a divulgação pública das conversações do modo como se operou, especialmente daquelas que sequer têm relação com o objeto da investigação criminal. Contra essa ordenação expressa é descabida a invocação do interesse público da divulgação ou a condição de pessoas públicas dos interlocutores atingidos, como se essas autoridades, ou seus interlocutores, estivessem plenamente desprotegidas em sua intimidade e privacidade”, afirmou Teori.