Ministro do trabalho deve mediar acordo na Volkswagen

Manoel Dias vai se encontrar com a diretoria do sindicato e da Volkswagenpara mediar acordo que revogue as 800 demissões

No quinto dia de paralisação dos funcionários da unidade Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo, o superintende regional do Ministério do Trabalho e Emprego para o Estado de São Paulo, Luiz Antônio de Medeiros Neto, garantiu nesta segunda-feira que o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, vai se encontrar com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Volkswagen para mediar acordo que revogue as 800 demissões anunciadas pela montadora.

?Eu vim como governo representar o ministério de São Paulo. Vamos tentar um acordo entre sindicato e empresa, mas deve ser um acordo que não tenha a demissão de 800 trabalhadores?, afirmou Neto.

No primeiro final de semana do ano, a Volkswagen enviou dois tipos de telegramas que chegaram nas casas de seus cerca de 11 mil funcionários da unidade Anchieta. Para a grande maioria, os documentos afirmavam que na última terça-feira começariam ações de adequação de efetivo. Para 800, o texto era mais direto, e orientava que esses profissionais não ocupassem suas posições e comparecessem a sala específica na fábrica, sinalizando, desta maneira, a dispensa desse grupo.