Ministério pretende mudar a fórmula da cerveja no Brasil

A receita ficará disponível para consulta pública até o dia 22 de março

O Ministério da Agricultura tornou público nesta quarta-feira (22) a proposta do Brasil para alterar a fórmula das cervejas vendidas no país. O órgão deu dois meses de prazo para que as empresas se manifestem sobre o assunto. Pelo documento, será admitida a adição de matérias-primas de origem animal na bebida, a exemplo do leite e do mel. Atualmente, a cerveja só pode receber sucos vegetais. A mudança era uma reivindicação antiga dos cervejeiros, que também desejam uma redução no percentual de cevada maltada de 55% para 50% a fim de diminuir os gastos com matéria-prima, porém, neste ponto não houve consenso.

Segundo o Ministério, a alteração na fórmula da cerveja não só vai ajudar na economia de quem atua no setor, como também permitirá a fabricação de uma maior variedade e versões da bebida, aumentando a competitividade dentro e fora do pais. O documento ficará para consulta pública até o dia 22 de março e ainda deverá ser aprovada pelo Mercosul. Assim, a receita só deve ser modificada em 2015.

O texto com a nova fórmula da cerveja está no site do Ministério da Agricultura e as sugestões para modificações devem ser encaminhadas para o e-mai lcp.cerveja@agricultura.gov.br ou para o endereço Esplanada dos Ministérios ? bloco D, anexo B, sala 349, Brasília-DF (CEP 70.043-900), aos cuidados da Coordenação de Vinhos e Bebidas do ministério.