MCTIC aprova primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada

Avaliação ficará por conta do Ministério da Agricultura

Vinculada ao Minsitério da Ciência, Teclogia, Inovação e Comunicações, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, na quinta-feira, que o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), empresa de pesquisa privada, comercialize no Brasil uma cana-de-açúcar transgênica.

"A variedade modificada torna a planta resistente ao inseto conhecido como "broca da cana", a praga mais grave a afetar a safra brasileira, que provoca prejuízos anuais de cerca de R$ 5 bilhões (US$ 1,5 bilhão), segundo a instituição.

Embora o País continue sendo o maior produtor e exportador de açúcar, nos últimos anos os produtores brasileiros enfrentaram uma concorrência mais acirrada das crescentes safras de cana de outros países. Ao mesmo tempo, produtores de açúcar de beterraba usaram a tecnologia de modificação genética para aumentar as safras. 

Por meio de assessoria de imprensa, a CTNBio confirmou a aprovação e afirmou que a cana transgênica precisa ser avaliada e registrada pelo Ministério da Agricultura.