Maurício Bumlai, filho do amigão de Lula, presta depoimento a Sérgio Moro

No próximo dia 10, será a vez do pecuarista prestar depoimento

Maurício Bumlai, filho do amigão de Lula José Carlos Bumlai, vai prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro no início da tarde desta sexta-feira (17). A oitiva é referente à 21ª fase da Lava Jato, na qual ele e o pai, entre outros, são acusados de participar de um esquema de pagamento de propina em um contrato da Petrobras de 1,6 bilhão de dólares. No próximo dia 10, será a vez do pecuarista prestar depoimento.

A 21ª fase da Lava Jato, “Passe Livre”, foi deflagrada em novembro de 2015. Segundo investigadores, por ser amigão de Lula, Bumlai tinha trânsito livre no Palácio do Planalto.

De acordo com denúncia do Ministério Público Federal (MPF), foi concedido a Bumlai um empréstimo de R$ 12 milhões pelo Banco Schahin. O destinatário seria o PT e o valor deveria ter sido pago até dezembro de 2005, mas não foi feito. Em depoimento, o pecuarista confirmou à PF a fraude na quitação do empréstimo.

Segundo Bumlai havia contado em depoimento, ele acreditava que o dinheiro pagaria dívidas de campanha eleitoral e para caixa 2 do PT.

A dívida foi quitada após um novo empréstimo do Banco Schahin à empresa de Bumlai, no valor de R$ 18 milhões. Até janeiro de 2009, o novo valor não havia sido quitado. Na época, foi realizado um contrato de venda de embriões de gado bovino das fazendas do pecuarista para empresas do Grupo Schahin.

Segundo investigadores, a contratação do banco para operar o navio sonda Vitória 10.000, da Petrobras, quitou a dívida.