Mapa interativo da política brasileira é inspirado na série "Game of Thrones"

A intenção é que o contexto político nacional seja compreendido

O fenômeno mundial, a série da HBO Game of Thrones inspirou a criação de um mapa interativo, a Ahead Marketing Político. O nome: A Guerra dos Tronos da Política Brasileira. O mapa traz as relações da política nacional, suas ligações, tramas e conflitos. A série já havia  inspirado uma comparação com a política brasileira em 2013, quando foi lançada a primeira versão, mas as mudanças do cenário político depois de dois anos fizeram com que uma nova versão deste mapa fosse necessária. 

Antigos aliados que se unem com o inimigo, apoios baseados em interesses de ocasião, antigos mandatários movendo-se incessantemente para voltar ao poder, disputas épicas, traições internas e o poder do trono em risco constante são elementos que tornaram a série febre mundial. E esses mesmos elementos aparecem no cenário político brasileiro.

Diferente do mapa estático anterior, a versão 2015 é um mashup do Google Maps, traçando o jogo político com novas ligações (com 11 ligações de poder diferentes contra três do jogo anterior), além do aumento de oito casas para 11, ampliando o contexto geral de cada Casa e explicando mais profundamente como elas se relacionam. 

“É claro que a trama do poder é um assunto que desperta curiosidade na população e prova disso é o sucesso de séries como “Game of Thrones”, “House of Cards”, entre outras. Desde os protestos de 2013, vimos o interesse em política aumentar. O que fizemos foi dar uma forma mais envolvente para um tema que muitas vezes é considerado burocrático. Não dá pra esperar que a população comum se interesse em discutir medidas provisórias, obstruções e despachos. É preciso tratar o tema com uma linguagem que se adapte ao modelo de conteúdo que as pessoas consomem todos os dias.”, afirma Gabriel Cecilio, um dos idealizadores do projeto.

Na versão nacional, onze Casas lideradas por políticos notórios se enfrentam para conquistar o direito de se sentar no Trono de Ferro, hoje ocupado por Dilma Rousseff.  Dilma, antes integrante da Casa Lula, desenhou seu espaço no cenário nacional e agora tem sua própria Casa no jogo. Ela luta para manter seus aliados do Jardim do Meio e mantém os olhos bem abertos para possíveis investidas do Vale Tucano, atualmente a grande força de oposição à hegemonia real.

Alternativa

A intenção dos idealizadores é que o mapa seja usado como alternativa para entender melhor o contexto político nacional, sem a burocracia com que o tema é tratado. Com A Guerra dos Tronos da Política Brasileira, a intenção é mostrar que a busca pelo poder e as alianças feitas para obtê-lo podem ser muito mais interessantes do que parece. O jogo pode ser acessado por meio do site http://www.aheadmkt.com/guerratronos.

Ahead Marketing Político

Criada em 2007 por Gabriel Cecilio e Arnaldo Azevedo, a Ahead Marketing Político participou de quatro eleições presidenciais, duas no Brasil e duas na América Latina, seis campanhas para governador e dezenas de campanhas municipais. Para se desenvolver um conteúdo atraente é preciso conhecer a fundo as particularidades de cada público e ter uma estratégia de amplificação eficaz. A resistência que ainda existe quando se trata de política pode ser contornada com abordagens mais lúdicas, linguagem inovadora e formatos diferentes.   (Informações Agência Lema)