Lula diz que ditadura militar garantiu a democracia

A Ditadura Militar completa 50 anos nesta segunda-feira

A Ditadura Militar brasileira completa nesta segunda-feira (31) 50 anos e o ex-presidente Lula, que chegou a ser preso no período, gravou um vídeo para dizer que ela foi o que levou o país à Democracia. Para ele, a ditadura foi um momento histórico que  ?suspendeu nosso regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país?, mas suas lembranças servem para valorizarmos ?ainda mais o período democrático que o Brasil vive hoje?.

Lula deu ênfase ao direito que o povo brasileiro tem hoje de se manifestar, fato que só ocorre em períodos de democracia. ?Trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder pois têm o pleno direito de expressão e manifestação?, afirma. ?Apenas em uma democracia o povo pode ir às ruas reivindicar seus direitos pois a democracia não é nenhum pacto de silêncio, é a sociedade em movimento buscando novas conquistas”, completa.

O ex-presidente se diz contra esconder o passado e acha que o dia 31 de março deve ser lembrado. “[Devemos] lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas sobretudo lutar a cada dia para ampliar a nossa democracia, incluindo cada vez mais gente e fazendo com que nosso sistema político represente cada vez melhor o povo brasileiro. (?) Este país será o país que queremos se conseguirmos garantir a democracia?, finaliza.

https://www.youtube.com/watch?v=c8lnF0zzZBg