Luis Eduardo Campos, o ‘Robin’, é o novo delator da Lava Jato

Empresário é sócio do operador da SBM Julio Faerman, o 'Batman'

A Operação Lava Jato tem um novo delator, o ‘Robin’ – apelido no esquema de corrupção na Petrobras do empresário Luis Eduardo Campos Barbosa da Silva. Ele é sócio do operador da SBM Julio Faerman, o ‘Batman’ – outro delator do petrolão – na empresa Oildrive Consultoria em Energia e Petróleo e ex-funcionário da Asea Brown Boveri (ABB).

“Ele é um dos sócios da Oildrive Consultoria, uma das representantes da multinacional holandesa SBM Offshore, suspeita de pagar propinas em troca de contratos na Petrobras”, aponta relatório da PF.

Luis Eduardo, Julio Faerman e outros 10 investigados foram denunciados pelo Ministério Público Federal, em dezembro de 2015, por envolvimento no esquema de pagamento de US$ 42 milhões em propinas entre 1997 e 2012 por meio de contratos de aluguel de navios-plataforma da empresa holandesa SBM Offshore.

As investigações chegaram a Luis Eduardo por meio da delação premiada do ex-gerente executivo da Petrobras Pedro Barusco. Segundo o delator, os apelidos foram dados porque os dois andavam sempre juntos.