Julgamento do mensalão continua. Quatro recursos já foram rejeitados

Para presidente da Corte, STF só revê penas em casos ?especialíssimos"

No segundo dia de julgamento dos recursos dos condenados pelo caso do mensalão, o Supremo Tribunal Federal votou para manter as penas atribuídas a quatro dos 40 réus: José Roberto Salgado, ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, ex-dirigente do Banco Rural, Vinícius Samarane, expresidente do Banco Rural e o ex-deputado Bispo Rodrigues.

Por unanimidade, o Plenário do Supremo decidiu por manter a pena de 16 anos e oito meses a Salgado e também a Kátia Rabello, ambos punidos por quatro crimes – formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. O objetivo da defesa dos dois ex-executivos do Banco Rural era ter punição única para delitos distintos. O STF rejeitou os pedidos. Também foram rejeitados os embargos apresentados pelo ex-deputado Rodrigues, que foi condenado a seis anos e três meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Por último, os ministros analisaram e rejeitaram os embargos apresentados pela defesa de Vinícius Samarane, ex-vice-presidente do Banco Rural, que foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro no ano passado.