Jornalistas foram torturados a 500 metros do Planalto

A informação é da Comissão da Memória e Verdade dos Jornalistas do Distrito Federal

A Comissão da Memória e Verdade dos Jornalistas do Distrito Federal apresentou nesta quarta-feira (19) seu relatório preliminar onde aponta a existência de centros de detenção e tortura na Ditadura Militar a cerca de 500 metros do Palácio do Planalto. O documento foi entregue para o presidente da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, senador João Capiberibe (PSB-AP), que prometeu promover diligências aos locais para apurar as denúncias.

De acordo com o jornalista Chico Sant´anna, os profissionais da imprensa eram levados para dois prédios localizados na Esplanada dos Ministérios, região central de Brasília. Na época, os locais eram sede dos ministérios do Exército e da Marinha. ?Pelo menos quatro relatos apontam a existência durante aquele período de centros de tortura a menos de 500 metros do Palácio do Planalto. É uma prova cabal de que era de conhecimento da cúpula do poder a ocorrência de tortura contra jornalistas?, afirmou Sant´anna em entrevista à Agência Senado.

Ao todo, a Comissão da Memória e Verdade dos Jornalistas do Distrito Federal já ouviu 20 pessoas e dispõe de mais de 40 horas de gravações com depoimentos que relatam casos de ameaças, torturas e prisões durante o regime de exceção.

O fato acontece às vésperas do aniversário de 50 anos do golpe militar.