Jornalista se demite após entrevista com escritor ser cortada

Apresentadora venezuelana pede demissão após ter entrevista editada

A apresentadora do programa de entrevistas da rede venezuelana de televisão Globovisión, Shirley Varnagy, anunciou em seu Twitter que estava de saída da emissora. De acordo com o microblog da jornalista, o motivo seria a edição feita na entrevista feita com Mario Vargas Llosa, escritor peruano ganhador do Nobel de Literatura com forte posicionamento político.

Shirley divulgou bastante a entrevista conseguida com muito ?esforço? e disse que não podia ?permanecer indiferente?. Ela tem recebido apoio de inúmeras pessoas, incluindo um professor de jornalismo. Em resposta, ela disponibilizou a íntegra da entrevista com Vargas Llosa em seu site.

O corte foi feito quando ela perguntou a opinião de Llosa sobre um artigo de Gabriel García Márquez, falecido recentemente, sobre o finado presidente da Venezuela, Hugo Chávez. No artigo, Márquez relatou um encontro com o líder bolivariano, concluindo que ele não poderia dizer se tinha conhecido um dirigente “ao qual é oferecida a oportunidade de salvar o seu país” ou “um ilusionista, que poderia entrar para a história como apenas mais um déspota”.

Além de Varnagy, mais de 50 jornalistas e profissionais se demitiram do canal desde a mudança de direção, em março de 2013.