O Sistema de Limpeza Urbana do Distrito Federal recolheu em cinco horas 3,5 toneladas de lixo ao redor do Estádio Nacional Mané Garrincha, em decorrência do jogo Flamengo X Coritiba. “Nossa meta é trabalhar para que a cidade amanheça limpa, sem lixo de um dia para o outro”, explicou o diretor substituto de Limpeza Urbana, Luis Carlos Figueredo.
A estratégia usada pelo SLU, segundo o diretor, foi a de começar a coleta antes mesmo do início do jogo, às 18h30, para que, assim, não houvesse acúmulo de lixo em nenhum ponto da cidade.
Foram deslocados 45 garis da Asa Sul e 45 da Asa Norte: 20 deles cuidaram da limpeza da área da Torre de TV ? onde funcionaram barraquinhas de comidas-, e 70 ficaram responsáveis pela área externa do estádio ? uma equipe particular faz a limpeza interna da arena.
“Houve um reforço no número de profissionais por conta do tamanho do jogo. Estamos usando essa estratégia em todos os grandes eventos, e está dando certo”, completou Figueredo.
Ao todo, 120 lixeiras foram distribuídas entre os pontos com maior movimentação de torcedores; 50 ficaram instaladas na Torre; 20, dispostas no caminho entre o Parque da Cidade ? estacionamento mais utilizado pelos motoristas ? e o estádio; e as outras 50 foram colocadas ao redor do Mané Garrincha.