Investigações sobre propina na Petrobras começam amanhã

Comissão investiga se a holandesa SBM Offshore pagou propina a funcionários da Petrobras

Começam amanhã (8) os trabalhos da comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga as denúncias de que funcionários da Petrobras teriam recebido propina da companhia holandesa SBM Offshore. Enquanto isso, a criação da CPI da Petrobras continua engessada no Senado.

A comissão é composta por nove deputados federais e terá a primeira reunião na manhã desta terça-feira (8). O grupo deve definir o cronograma e apontar quais serão os primeiros documentos requeridos e quem será convidado para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Os parlamentares estudam a possibilidade de visitar órgãos que já investigam essas suspeitas, como a Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal, além da própria Petrobras e da SMB, na Holanda.

Para contornar as dificuldades nas apurações, o coordenador da comissão, deputado Maurício Quintela (PR-AL), afirmou que pode pedir ajuda a comissões permanentes. A comissão externa não pode pedir quebra de sigilo de comunicações ou convocar autoridades, um tipo de requerimento com efeito mais prático do que o convite, que pode ser recusado.