Policial infiltrado em protesto é destaque no exterior
Informação sobre policiais infiltrados sai no The New York Times
O jornal americano New York Times divulgou a informação sobre um suposto policial infiltrado entre os manifestantes que protestaram nas Laranjeiras, Zona Sul do Rio, na segunda-feira (22), após a visita do Papa Francisco ao Palácio Guanabara. Imagens e depoimentos publicados nas redes sociais afirmam que o PM não usava farda e se fazia passar por manifestante. Algumas pessoas acreditam, inclusive, que foi ele quem iniciou o confronto, atirando um coquetel molotov contra a polícia.
?Enquanto nenhum dos lados conseguiu produzir uma prova definitiva sobre quem instigou os confrontos nesta segunda-feira perto do palácio do governador no Rio, depois da visita do Papa no local, em um exame do vídeo gravado por testemunhas, manifestantes e policiais parecem mostrar agentes (chamados de infiltrados pelos manifestantes e agentes de inteligência por parte da polícia) disfarçados trabalhando?, diz a matéria do The New York Times.
O vídeo acima, que também está sendo divulgado nas redes sociais, mostra um homem, que seria um policial infiltrado, começando o tumulto ao jogar o coquetel molotov em direção aos policiais fardados. Em seguida, ele vai em direção aos policiais, se apresenta, troca a roupa, e fica por perto, como se fosse um deles.