Imprensa internacional muda conceito sobre Brasil após Olimpíadas do Rio

Estudo realizado pelo Ministério do Turismo tem resultado positivo

Pouco mais de um mês do encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, o Ministério do Turismo divulgou pesquisa sobre as impressões deixadas pelo evento com a imprensa estrangeira, profissionais que vieram para o Brasil para cobrir o grande evento. O resultado se mostrou positivo em diversos aspectos, como infraestrutura, atrativos turísticos e aeroportos.

As boas avaliações mudam a imagem do Brasil com a imprensa internacional, pelo menos no que diz respeito ao Jogos Olímpicos. Se antes havia grande temor sobre como seria a Olimpíada no Rio, após o acontecimento, os estrangeiros tiveram a sensação de que o País deu conta do recado e, de quebra, é um bom local para se visitar no futuro.

"Ter resultados tão positivos junto a esse público formador de opinião é muito importante. Por características intrínsecas à profissão, os jornalistas são mais críticos e exigentes. Conseguimos mostrar que o Brasil está preparado e que podemos sediar grandes eventos e receber bem os turistas", disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

A pesquisa, realizada entre 6 e 24 de agosto, contou com a participação de 435 profissionais da área. Destes, 83% cobriram grandes eventos nos últimos cinco anos. Ainda de acordo com o estudo, 90,5% dos entrevistados afirmaram que a viagem ao Brasil atendeu ou superou as expectativas.

Quando o assunto é infraestrutura, a melhor avaliação foi dos aeroportos, recomendados por 94,2%. Na sequência aparecem 'disponibilidade de voos no Brasil' (88,8%) e serviços de táxi (86,1%). Conhecido por suas diversas atrações, o País obteve bons números nos atrativos turísticos (99,1%) e diversão noturna (95,5%).

Com a isenção do governo federal para a necessidade de vistos para turistas americanos, japoneses, australianos e canadenses no período olímpico, a obtenção de vistos recebeu uma grande aprovação (96,3%).

Já os preços, em geral, tiveram boa aceitação, entretanto, menor do que os outros quesitos. O valor do transporte público agradou 84,2%, mesma taxa dos atrativos turísticos. Telefonia e internet, por mais que bem avaliados, foram os piores nos preços, com 78,1%. 

Ainda de acordo com o estudo, a avaliação positiva deve resultar em um crescimento de 62% das menções positivas ao País nos próximos meses, contra 36,8% em relação ao período anterior aos Jogos. O número de matérias negativas, por sua vez, deve reduzir de 22,8% para 7,2% pós-competição.

FICOU DEVENDO

Os aspectos negativos apontados pelos estrangeiros foram mobilidade urbana e transportes (21%), falta de segurança (13%) e falta de organização dos Jogos (12%). Além disso, a midia internacional registrou descontentamento em relação à mobilidade na cidade com transporte oficial (8%) e distância entre os pontos olímpicos (6%).

Houve ainda cobranças a dois aspectos importantes do Rio de Janeiro. O primeiro deles é a falta de sinalização de trânsito e indicações turísticas (32%) e limpeza pública na cidade (25%). (AE)