Ibaneis defende bombeiros de ataque de Lula e acusa governo federal de desleixo

Até Marina Silva tem advertido Lula sobre a catástrofe desde fevereiro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reagiu indignado em defesa dos bombeiros de Brasília, que foram acusados por Lula (PT), sem provas, de que estariam sendo negligentes no combate aos incêndios, principalmente na Floresta Nacional.

Para  Ibaneis, o petista “deveria estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente”, afirmou. “Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação.”

“O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos”, disse Ibaneis, em  sua mensagem nas redes sociais, destacando que essses profissionais “se dedicam diturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano.”

Ibaneis Rocha explicou que é exatamente esse comprometimento que tornam o Corpo de Bombeiros e aa Defesa Civil instituições respeitadas e admiradas pela população.

Lula tem sido avisado há quase um ano sobre a catástrofe climática provocada pelos incêndios, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso a documentos, relatórios e ofícios de advertências enviados até mesmo pela ministra do Meio Ambiente  (Marina Silva), também omissa em relação aa iniciativas  para impedir  ou  resiolver o problema.

Leia na íntegra a nota divulgada pelo governador do DF:

O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano. Por esta razão, são instituições respeitadas e admiradas pela população. Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação.

Mais cedo, o ministro da Secom encontrou em contato com Ibaneis para negar que Lula tenha feito as declarações que vazaram da reunião desta terça (17) e noticiadas por alguns sites de notícia. O governador respondeu que para ele o assunto está encerrado e que espera uma relação respeitosa do governo federal com as instituições da cidade onde o presidente vice transitoriamente.