Havaí entra em pânico com alerta falso sobre ataque nuclear

Funcionário de agência de emergência errou enquanto fazia teste

Os habitantes do estado americano do Havaí receberam ontem, sábado (13), uma mensagem nos celulares que alertava para o disparo de um míssil balístico (porte nuclear) na direção das ilhas. “Ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é uma simulação”, dizia o alerta oficial de emergência do estado, que aparece diretamente nas telas dos smartphones.

Entre o envio do alerta de emergência e a correção da informação por parte das autoridades havaianas passaram-se 38 minutos. Foi tempo suficiente para que farmácias e supermercados foram esvaziados e pessoas se trancassem em casa, em pânico.

A mensagem foi enviada por engano por um funcionário da EMA (agência federal de serviços de emergência, em inglês). O sistema de alerta nesse tipo de ataque é tão definitivo que demorou mais de meia hora para ser corrigido pois é necessária autorização especial de Washington para ser retratado, divulgaram as autoridades do Havaí.

O Havaí fica a 3,2 mil quilômetros da costa oeste do continente norte-americano e, desde o início das “tensões” entre Donald Trump e o norte-coreano Kim-Kong Un, a população havaiana tem se preparado para um possível ataque nuclear. Propagandas na TV já são transmitidas com alertas e dicas de segurança, além de alarmes de rua da época da Guerra Fria terem sido reativados nas últimas semanas. As informações são do LA Times.