Filme mostra torneio de futebol de favela ao lado do Maracanã

Campo de Jogo mostra os bastidores e importância do campeonato

O filme Campo de Jogo estreia nesta quinta em cinemas brasilienses e mostra os bastidores de um campeonato de várzea no Rio de Janeiro, perto do mítico Maracanã, palco da grande final da Copa do Mundo de 2014. Em um bairro vizinho, Sampaio, acontece o campeonato anual de futebol de favelas, expressão genuína da cultura brasileira. O campeonato é jogado aos domingos e reúne 14 times, cada um representando as cores e rituais de sua comunidade.

Usando jogadores e torcedores, Campo de Jogo, do diretor Eryk Rocha, revela vários aspectos da cultura brasileira e do amor pelo futebol. O filme une reflexão e entretenimento, brincando com a emoção do público ao retratar o futebol sob o ponto de vista do ritual, da dança, apresentando uma nova dimensão do jogo, em que cinema e futebol se fundem.

A tensão dos jogadores e das torcidas se mistura à tensão do espectador e do fluxo imponderável do filme-jogo. É um ritual quase sagrado em que a religiosidade se mistura às formas de confronto numa arquitetura muito simples, cercada de “Favelas”, que nos remete aos espaços religiosos de matrizes africanas. Um lugar mítico em que brasileiros de todas as idades se encontram para simplesmente fruir o futebol, jogando, torcendo ou apenas se reunindo com os amigos.

O Campo de Jogo é um lugar de todos. Juiz, jogadores e torcedores; pais com bebês no colo, mulheres e crianças, todos estão ali dentro de campo participando da partida, daquela festa dionisíaca que cumpre o seu papel de alegrar, mas também de liberar as tensões, dramas sociais e as adversidades do dia-a-dia. Um simples domingo se transfigura e ganha um caráter épico, uma simples partida (pelada) vira um embate, um transe dos corpos. Confira o trailer abaixo.