Falciani negocia entregar dados sobre brasileiros

Delator do Swissleaks promete ao relator Ricardo Ferraço cooperar com as investigações do Senado

Hervé Falciani, especialista em sistemas de computador que revelou o Swissleaks, abriu negociações com a CPI do HSBC para fornecer dados sobre brasileiros envolvidos no escândalo revelado em 2008. Durante teleconferência esta tarde, o delator que está refugiado na França atendeu ao pedido do relator da comissão, senador Ricardo Ricardo Ferraço (PMDB-ES), para fornecer ao Senado informações e sistemas para rastreá-las e indexá-las mediante termos a serem acordados.

Nos próximos dias, a secretaria da CPI e advogados da Procuradoria do Senado vão se comunicar com advogados de Falciani para tratar das bases da cooperação. Se o acordo for aprovado pela comissão na sua próxima reunião, prevista para quarta-feira, uma equipe de técnicos será enviada a Paris para coletar os dados. O delator afirmou que já coopera com autoridades da França, Espanha e Bélgica.

Para Ferraço, o gesto de Falciani ensejou nova perspectiva para a CPI, uma vez que ela encontrou graves dificuldades em obter informações oficiais para poder realizar suas investigações. “Com base nesse importante depoimento, solicitei prazo extra à comissão, cujos trabalhos estavam previstos para encerrar em 19 de setembro”, disse.

A lista solicitada oficial da França com os dados vazados pelo ex-funcionário do HSBC em Genebra já foi entregue à Receita Federal, ao Ministério da Justiça e à Procuradoria Geral da República com a recomendação de não compartilhá-las com a CPI.