Espanha convoca greve feminista para amanhã, Dia Internacional da Mulher

Iniciativa deve se refletir em 177 países, incluindo o Brasil

Cento e setenta e sete países devem aderir à “Greve Internacional de Mulheres”, convocada pela Espanha para esta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

No ano passado, houve uma espécie de ensaio geral, quando manifestações de massa foram convocadas para a data. Entretanto, na ocasião, os coletivos feministas não tinham apoio sindical. Agora, os sindicatos fazem parte da base de convocação para cruzar os braços.

A greve também está sendo organizada no Brasil. Há eventos marcados em diferentes horários em ao menos 50 cidades do país — incluindo cidades menores, e não somente capitais.

"Queremos mostrar que, se nós paramos, o mundo para", dizem os grupos feministas.

Pelo menos na Espanha, além de não ir ao trabalho nesse dia, as mulheres são convidadas a não assumir cuidados de pessoas ou afazeres domésticos, tarefa que majoritariamente recai sobre elas — segundo pesquisas internacionais, as mulheres dedicam duas vezes mais horas ao trabalho não remunerado do que os homens, com 26,5 horas por semana para cuidar de crianças ou familiares, tarefas domésticas, contribuições não pagas.

Outro pedido é que, nessa data, mulheres não comprem produtos e que alunos e professores não vão às aulas.