Escândalo do roubo à Petrobras derrubou o PIB em um ponto percentual

Estimativa de queda de 1 ponto percentual é da própria Dilma

A presidente Dilma Rousseff admitiu que o escândalo de roubalheira na Petrobras derrubou o Produto Interno Bruto (PIB) em um ponto percentual, este ano. A afirmação foi feita a doze ministros e ao vice-presidente Michel Temer, nesta segunda-feira (27). O escândalo de corrupção desmantelado pela Operação Lava-Jato foi instalado no primeiro governo Lula, em 2004, e somente foi descoberto em 2014, último ano do primeiro governo dela.

Dilma reclamava das dificuldades econômicas quando citou a operação da Polícia Federal, responsabilizando-a pela queda de um ponto percentual no PIB.

“Para vocês terem uma idéia”, disse ela, “a Lava-Jato provocou uma queda de um ponto percentual no PIB brasileiro”. A presidente não informou como chegou a essa estimativa.

A reunião teve o objetivo de cobrar de ministros indicados pelos aliados que os parlamentares dos respectivos partidos votem a favor do governo, especialmente nas matérias econômicas. Ela pediu “responsabilidade” nas votações e determinou aos ministros que procurem os deputados e senadores de suas relações para influenciarem a favor do governo.

Alem do seu vice, estiveram presentes na reuniãoe os ministros Eliseu Padilha, Kátia Abreu, Edinho Araújo e Hélder Barbalho, do PMDB; Gilberto Kassab e Afif Domingos, do PSD; Aloizio Mercadante e Nelson Barbosa, do PT; Aldo Rebelo, do PCdoB; Armando Monteiro, do PTB; George Hilton, do PRB; e Antonio Carlos Rodrigues, do PR.